top of page

RMC pede mudanças na reforma tributária após nova distribuição de recursos aos municípios




O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC) vai apresentar uma proposta de alteração no projeto da Reforma Tributária, aprovada pela Câmara dos Deputados e que agora segue para o Senado. A medida foi aprovada por unanimidade nesta segunda-feira, durante reunião extraordinária online do colegiado, convocada pelo prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho da RMC, Gustavo Reis.


Com apoio e sugestões do prefeito de Campinas, Dario Saadi, e a participação de vários outros prefeitos da região, a proposta aprovada pede a manutenção do critério de distribuição do ICMS (IBS estadual pela reforma) pelo valor adicionado, que privilegia o crescimento e desenvolvimento econômico dos municípios, e não apenas pelo critério de número de habitantes, alteração prevista com a reforma.


"Além disso, também aprovamos um pedido de audiência com o governador de São Paulo, Trarcísio de Freitas, para tratar desse assunto e a realização de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC com a presença de deputados e senadores, em agosto", disse Gustavo Reis.


"Também vamos levar o assunto à discussão em Brasília e junto à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual sou vice-presidente", completou.


Além de prefeitos, a reunião virtual desta segunda contou com as presenças dos especialistas Reginaldo Alves e José Nilson Rodrigues,.que apresentaram os impactos da Reforma Tributária nos municípios.

VESTIBULAR-2024_Bastidores-Noticia_VESTIBULAR-2024_300x600 (1).jpg
unnamed (1).jpg
bottom of page