top of page

Projeto do Trem Intercidades que liga Campinas a São Paulo é tema da RMC



 


Os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) demonstraram forte apoio ao projeto do Trem Intercidades (TIC), que visa estabelecer uma ligação ferroviária entre Campinas e São Paulo. O compromisso foi reforçado durante o evento "Infratech Gestão Pública Inteligente – Soluções para Mobilidade", realizado no Royal Palm Plaza, em Campinas, nessa segunda-feira (21). A iniciativa foi promovida pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC e pelo Instituto Movimento Cidades Inteligentes (IMCI).


 


Os líderes municipais presentes no evento, incluindo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis, assim como outros prefeitos da região, uniram-se em apoio à realização do projeto do Trem Intercidades. Eles também fizeram um apelo ao Governo do Estado de São Paulo para que o leilão do TIC seja mantido conforme planejado, para novembro deste ano.


 

 


O evento, liderado pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC e prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, ao lado do presidente do IMCI, Luigi Longo, contou com a presença de importantes figuras, como o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto. Também estiveram presentes especialistas em mobilidade urbana e o deputado estadual Dirceu Dalben.


 


O presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, Gustavo Reis, enfatizou a importância do projeto da mobilidade na região: "O TIC não é apenas uma conexão ferroviária, mas uma ponte entre o presente e o futuro da nossa mobilidade. Por isso, é muito importante que o leilão aconteça em novembro e que o projeto se concretize. Esse assunto é vital para nossa região,"disse.


 


Conforme o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o leilão para definir quem executará as obras do TIC está previsto par


a 28 de novembro deste ano. O investimento previsto é de cerca de R$ 12,8 bilhões.


Além disso, o projeto faz parte do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal, o que deve garantir verba. “Conseguimos qualificar o projeto para o PAC e já temos consórcios interessados. A tarifa máxima da passagem está prevista para R$ 64,00”, disse o secretário.


 


O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), reforçou no evento a importância do Trem Intercidades para a RMC. “O Trem Intercidades é fundamental para a Região Metropolitana de Campinas. Será uma opção de transporte até São Paulo, além do sistema rodoviário da Anhanguera e Bandeirantes, e vai trazer mais investimento e desenvolvimento para a região”.


Também participaram os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini; de Urbanismo, Carolina Baracat; de Finanças, Aurílio Caiado; e de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia, Adriana Flosi.


 




O evento "Infratech Gestão Pública Inteligente – Soluções para Mobilidade" faz parte do projeto Infratech - Gestão Pública Inteligente, desenvolvido pelo IMCI em colaboração com o Conselho de Desenvolvimento da RMC. O projeto visa promover a inovação, a economia, a eficiência e a transparência nos municípios da região. A plataforma Infratech, lançada em 2022, já conta com a certificação de representantes de 44 prefeituras que participaram do curso Infratech e estão capacitados para coletar dados de maneira segura e normatizada.


 

O encontro reafirma o compromisso dos prefeitos da RMC em promover avanços significativos na mobilidade e no desenvolvimento da região, com o Trem Intercidades como um dos pilares dessa visão futurista.


Reportagem: Susi Baião


Fotos: Susi Baião


bottom of page