top of page

Prefeitura de Jaguariúna Lança Botão de Segurança para escolas


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou na tarde desta quinta-feira, dia 4 de maio, o Botão de Segurança para as escolas da cidade. O evento, que contou com as presenças da prefeita em exercício, Rita Bergamasco, da secretária municipal de Educação, Cristina Catão, e do secretário de Segurança Pública, Edgard Mello do Prado Filho, foi realizado no Teatro Municipal Dona Zenaide.

Também estiveram presentes vereadores e representantes das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal, além de diretores das redes de ensino municipal, estadual e particular de Jaguariúna.


O Botão de Segurança irá funcionar por meio do aplicativo Cartão Cidadão Conectado (CCC Jaguariúna) a partir desta segunda-feira, dia 8 de maio. Mas não estará disponível para todos os usuários do app. Apenas diretores, coordenadores de ensino e professores cadastrados terão acesso. As ocorrências eventualmente acionadas pelo botão serão registradas diretamente no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Municipal, que adotará, então, os protocolos de segurança necessários.


“Esperamos nunca precisar usar esse novo dispositivo, e que a paz esteja sempre presente em nossas escolas. Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse projeto, à secretária Cristina Catão, ao secretário Edgard, aos vereadores, a todas as forças de segurança da cidade e, especialmente, aos professores, diretores e funcionários das escolas”, disse Rita Bergamasco.


“Que grande conquista para nossa educação. Só nós sabemos o que passamos nesses dias de tensão nas escolas. Que esse botão seja usado só em extrema necessidade. Mas que ele nunca seja usado”, disse a secretária Cristina Catão.


A implantação do Botão de Segurança integra uma série de medidas que foram tomadas pela Prefeitura de Jaguariúna para garantir a segurança de alunos e profissionais da educação da cidade. Entre elas está a compra de detectores de metais portáteis e câmeras de monitoramento, a contratação de mais 25 guardas municipais, a implantação da “atividade delegada” para ampliar o apoio da Polícia Militar no município e a adoção de treinamento de defesa pessoal para professores e demais funcionários das escolas.

bottom of page