top of page

Prefeitos da RMC participam de missão sobre cidades inteligentes em Taiwan


 



Um grupo de prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) participou de um dos maiores eventos de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Summit & Expo, realizado de 19 a 21 de março, em Taiwan. Todas as despesas de viagem e estadia dos prefeitos foram custeadas pelo governo de Taiwan.


Integraram a missão brasileira os prefeitos Gustavo Reis (Jaguariúna) – que também é presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC, formado por chefes do Executivo municipal das 20 cidades que compõem o colegiado –, Cláudio Leitinho (Nova Odessa), Marquinho Oliveira (Morungaba), Fernando Capato (Holambra), Júnior Felisbino (Cosmópolis) e Dario Pacheco (Vinhedo), além do secretário de Governo de Sumaré, Odair Dias, e de Maurício Baroni Filho, presidente do Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos (Consimares), de Elias Fausto.


A missão foi liderada pelo prefeito Gustavo Reis, que fez uma apresentação sobre as iniciativas tecnológicas e potenciais das cidades da RMC, além de destacar iniciativas de Jaguariúna, que foi eleita, por cinco vezes consecutivas, a cidade brasileira mais inteligente e conectada dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes, pelo ranking Connected Smart Cities.


“Foi um evento muito produtivo, onde pudemos aprender mais sobre cidades inteligentes e como melhorar ainda mais os serviços públicos em nossos municípios. Também foi uma excelente oportunidade para atrair mais negócios para nossas cidades, gerando mais empregos e renda”, disse Gustavo Reis.


“Tivemos também várias agendas bilaterais e novos conhecimentos de cidades inteligentes e conectadas. Visitamos órgãos municipais da Prefeitura de Taiwan, como o Departamento de Trânsito, e conhecemos novas tecnologias de segurança nas escolas e nas áreas de saúde pública”, completou.


Taiwan é um dos maiores centros de tecnologia e produção de semicondutores, componentes que estão presentes em todos os celulares e outros aparelhos. “Nossa região tem importantes parques tecnológicos, com a presença de várias multinacionais do setor. Por isso, é fundamental estabelecermos novas parcerias e criarmos novas oportunidades de investimentos e geração de empregos e renda para nossa população”, concluiu Gustavo.


Comments


bottom of page