top of page

Jaguariúna é a grande vencedora do prêmio ação pela água


Jaguariúna foi a grande vencedora do 8° Prêmio Ação Pela Água, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). A entrega da premiação ocorreu na cidade de Limeira, na última quarta-feira (30).


O “Oscar da Água”, como é conhecida a premiação, contou com a participação de 80 instituições públicas e privadas. A cidade de Jaguariúna conquistou o primeiro lugar.


O Programa Bacias Jaguariúna, um projeto que promove a recuperação e preservação de margens de rios, córregos e nascentes, foi o responsável por colocar o município na primeira colocação.


“A preocupação com o meio ambiente é uma das prioridades da atual administração. O Programa Bacias Jaguariúna visa promover a conservação e recuperação de mananciais em Jaguariúna e incrementar os serviços ambientais relacionados principalmente à disponibilidade hídrica e qualidade da água”, explica a vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente de Jaguariúna, Rita Bergamasco.


Atualmente o Programa conta com a parceria das seguintes instituições: Prefeitura de Jaguariúna, The Nature Conservancy-TNC, Ambev, Embrapa Meio Ambiente, Agência das Bacias PCJ e Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental, que juntas compõem a Unidade Gestora do Programa (UGP).


O Programa promove o estímulo à recuperação e conservação de áreas importantes para a manutenção da qualidade e da quantidade de água - como margens de rios, córregos e nascentes. Quando essas áreas são devidamente protegidas, permitem que a natureza gere benefícios para a população da região, os chamados serviços ambientais.


Desde 2014, quando foi criado, o programa de Jaguariúna já atingiu bons resultados, como área de proteção permanente (APP) em processo de restauração (104 hectares), mais de 20 nascentes em processo de recuperação e articulação entre os parceiros visando a expansão do programa.

bottom of page