top of page

Eleições para o Conselho Tutelar de Jaguariúna: Conheça os Candidatos e o Processo de Seleção



No próximo dia 1º de outubro, a cidade de Jaguariúna se prepara para eleger os novos membros do Conselho Tutelar. Este órgão desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, atuando como guarda de seus direitos e bem-estar. A eleição é um momento crucial para a população escolher comprometidos com essa missão vital.


Candidatos e Candidatas


Um total de 17 candidatos estão concorrendo às cinco vagas disponíveis no Conselho Tutelar de Jaguariúna. Essa diversidade de opções oferece aos participantes a oportunidade de escolher representantes que melhor atendem às necessidades da comunidade.


Conheça os candidatos:























Número e nome dos candidatos:


01 EDEMIR BONFIM DE VASCONCELOS

02 SILVANA DE CÁSSIA SILVA FANTE

03 JANAÍNA MOLINA

04 CAROLINE ARIANE BERNARDES

05 MARIA APARECIDA PRUDÊNCIO

07 ELTON JOSÉ DE OLIVEIRA

08 DÉBORA RAQUEL BARBARO MALTA

09 JENIFER DOMINIQUE TOMIATI CARDOSO

10 CRISTIANE DOS SANTOS SILVA

11 ROSIMEIRE APARECIDA ARANTES

12 ALESSANDRA DE LIMA BARBOSA

13 SELMA CRISTINE BRACHER CALABRIA

14 SORAYA MARIA SANTIAGO MELCHOR MARION

15 SILVIA MARIA MALACHIAS

16 ISMAEL DA SILVA

17 PATRICIA BORGES PEREIRA E SILVA

18 INAMAIA MARIA FELIPPE VICENTIN MUTINELI




Esses candidatos passaram por um rigoroso processo de seleção para garantir que atendessem aos requisitos necessários para a carga do Conselheiro Tutelar.


Processo de Seleção


O processo de seleção iniciou em abril de 2023, e os candidatos passaram por várias etapas.


Os candidatos tiveram que apresentar documentos que comprovassem sua idoneidade moral, antecedentes criminais limpos, residência mínima de dois anos em Jaguariúna, ensino médio completo e experiência de trabalho de pelo menos 12 meses com crianças, adolescentes e famílias na área de promoção, proteção ou defesa dos direitos da criança e do adolescente.


Prova Escrita


Os candidatos foram submetidos a uma prova escrita para avaliar seus conhecimentos sobre a legislação e políticas relacionadas à infância e adolescência. Lei Federal nº 8069/90 (ECA)



Prova Oral


Em seguida, os candidatos tiveram a oportunidade de demonstrar domínio da teoria e prática, adequação de linguagem, capacidade de argumentação e uso correto da legislação em uma prova oral.


Agora, os candidatos estão em campanha, buscando o apoio da comunidade até o dia 30 de setembro de 2023, quando a população de Jaguariúna terão a oportunidade de escolher os cinco conselheiros titulares que servirão no Conselho Tutelar durante o quadriênio de 2024 a 2028.


Remuneração


Os conselheiros tutelares eleitos terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, incluindo plantões noturnos e nos finais de semana, para garantir a proteção e assistência a crianças e adolescentes em situações de risco. O salário para a carga é de R$ 7.344,04, com horas extras durante os plantões.

Os eleitos passarão por uma capacitação de 12 horas.

É importante observar que, caso um conselheiro tutelar eleito seja servidor municipal, ele será automaticamente licenciado de sua carga ou função para cumprir suas obrigações no Conselho Tutelar.


Local de Votação


A votação ocorrerá na Escola Municipal Coronel Amâncio Bueno, localizada na Rua Bahia, 412, no bairro Jardim São João, das 8h às 17h do dia 1º de outubro de 2023.

A posse dos eleitores está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024, quando terá início a gestão que se estenderá até 2028. Assim que eleitos, eles passarão por uma capacitação de 12 horas.


As eleições para o Conselho Tutelar de Jaguariúna são uma oportunidade crucial para a comunidade escolher representantes comprometidos com a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, garantindo um futuro melhor para todos. Portanto, é importante que população participe ativamente desse processo democrático e façam suas escolhas com responsabilidade e consciência.


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaguariúna - CMDCA é responsável pelo Processo de Escolha para Membros do Conselho Tutelar de Jaguariúna/SO - Quadriênio 2024 - 2028.)


Reportagem : Susi Baião


VESTIBULAR-2024_Bastidores-Noticia_VESTIBULAR-2024_300x600 (1).jpg
unnamed (1).jpg
bottom of page