top of page

Educação inicia capacitação em defesa pessoal de professores e funcionários da rede de ensino


A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início nesta segunda-feira, dia 8 de maio, à capacitação em defesa pessoal de professores e demais funcionários da rede de ensino municipal.


Hoje e amanhã (9) o curso é para os profissionais das escolas municipais de ensino infantil (Emeis) e centros de educação infantil (CEIs), em duas turmas (manhã e tarde). Os funcionários das escolas particulares e estaduais, assim como da Apae Jaguariúna, também foram convidados.


A capacitação está sendo realizada no Teatro Municipal Dona Zenaide, no Centro de Jaguariúna, e é ministrada pelo especialista em artes marciais e defesa pessoal, Cristiano Cecon, e pelo cabo Leandro Augusto, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar, coordenador do programa Escola Mais Segura.


Na quarta-feira, dia 10, e na sexta-feira, dia 12, será a vez dos profissionais do ensino fundamental 1 e 2 receberem as orientações com os mesmos especialistas.

Segundo a Secretaria de Educação de Jaguariúna, o objetivo “é proporcionar mais conhecimento sobre defesa pessoal aos funcionários do ensino municipal” para que, numa eventual emergência, possam saber as técnicas corretas para se defender ou minimizar riscos.



Os especialistas fazem demonstrações de técnicas de defesa e de imobilização e de segurança nas escolas e na comunidade escolar.


Cristina Carreiro, funcionária da CEI “Dona IK”, não tinha nenhum conhecimento em defesa pessoal e aprovou a iniciativa da Prefeitura. “É importante, num momento de emergência a gente vai estar mais preparado”, disse. Ela informou que o ambiente nas escolas da cidade já voltou ao normal, depois da onda de tensão que tomou conta das unidades de ensino do país devido a ataques em escolas de Santa Catarina e São Paulo.


Fotos: Samuel Oliveira

VESTIBULAR-2024_Bastidores-Noticia_VESTIBULAR-2024_300x600 (1).jpg
unnamed (1).jpg
bottom of page